sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Um clássico que vale a pena assistir

Spartacus

Sinopse: Superprodução de 21 milhões de dólares que Kubrick (Laranja Mecânica) assumiu depois que Anthony Mann (que chegou a iniciar a fita) brigou com o astro-produtor Kirk Douglas. Foi o primeiro filme a dar crédito de roteirista ao então banido Dalton Trumbo, perseguido pelo Macartismo. É uma biografia longa e muito bem realizada da escravo Spartacus (Kirk) que em 73 a.C., lidera uma rebelião de escravos contra a classe dirigente da República Romana. É o mais inteligente, bem escrito e dirigido de todos os superespetáculos épicos de todos os tempos, embora Kubrick tenha se queixado da falta de liberdade e tempo para mexer no roteiro. Fiel aos fatos históricos (embora Spartacus tenha morrido em batalha e não crucificado), o filme narra a trajetória de Spartacus desde quando se tornou líder de 78 escravos que escaparam da escola de gladiadores em Capua, a 130 milhas de Roma, no ano 73 A-C- e suas lutas durante dois anos, no comando de 90 mil homens.Spartacus (Kirk Douglas), um homem que nasceu escravo, labuta para o Império Romano enquanto sonha com o fim da escravidão. Ele, por sua vez, não tem muito com o que sonhar, pois foi condenado à morte por morder um guarda em uma mina na Líbia. Mas seu destino foi mudado por um lanista (negociante e treinador de gladiadores), que o comprou para ser treinado nas artes de combate e se tornar um gladiador. Até que um dia, dois poderosos patrícios chegam de Roma, um com a esposa e o outro com a noiva. As mulheres pedem para serem entretidas com dois combates até à morte e Spartacus é escolhido para enfrentar um gladiador negro, que vence a luta mas se recusa a matar seu opositor, atirando seu tridente contra a tribuna onde estavam os romanos. Este nobre gesto custa a vida do gladiador negro e enfurece Spartacus de tal maneira que ele acaba liderando uma revolta de escravos, que atinge metade da Itália. Inicialmente as legiões romanas subestimaram seus adversários e foram todas massacradas, por homens que não queriam nada de Roma, além de sua própria liberdade. Até que, quando o Senado Romano toma consciência da gravidade da situação, decide reagir com todo o seu poderio militar

Prêmios: Ganhou 4 Oscars: Melhor Ator Coadjuvante (Peter Ustinov), Melhor Fotografia - A Cores, Melhor Direção de Arte - A Cores e Melhor Figurino - A Cores. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora.

Título Original: Spartacus
Gênero: Aventura
Origem/Ano: EUA/1960
Duração: 161 min
Direção: Stanley Kubrick

Um comentário:

Alexandre disse...

Ainda não tive oportunidade de ver este filme apesar de ja ter ouvido muito falar. Ja Laranja Mecanica é um dos classicos da minha pilha de DVDs.

Seu blog está cada vez mais rico de informação.

Abraços.